Serviço social

SERVIÇO SOCIAL DO PREVI MOSSORÓ

Mossoró-RN

Assistentes Sociais do PREVI Mossoró:

Dorisângela Maria (Assistente Social CRESS 2355/14ª Região)

Laura Pollyanna (Assistente Social CRESS 2408/14ª Região)

Wesla Honorato (Assistente Previdenciária – Formação em Serviço Social)

Márcia Celiany Rodrigues Medeiros (Assistente Previdenciária – Formação em Serviço Social)

Divânia Carla da Cunha Lago (Assistente Administrativo - Formação em Serviço Social)

UnP – Extensionistas de Serviço Social

Sabrina Sandy F. Saldanha (Estudante de Serviço Social)

Ana Clara Jales Morais (Estudante de Serviço Social)

Thaís Mabelly Mendes da Cunha (Estudante de Serviço Social)

Maria Joselha Maia (Estudante de Serviço Social)

Ivanilson Leonardo da Silva (Estudante de Serviço Social)

Um Pouco da História do Serviço Social no PREVI

O Serviço Social surge na PREVI/Mossoró em 2011, com a inserção da Assistente Social na Perícia Médica, cerca de dois meses após a criação do Instituto. A atuação deste profissional permite mediar o acesso dos usuários aos seus direitos, afirmando o compromisso ético-político da categoria direcionado à defesa da classe trabalhadora. Até 2016, o Instituto contava com 02 Assistentes Sociais, 01 Estudante de Serviço Social, que atua na Perícia Médica, 03 Estagiárias Supervisionadas de Serviço Social, 05 Estudantes Extensionistas da UnP, de Serviço Social e 01 Assistente Social Voluntária. Em 2017, este coletivo permaneceu, sendo possível manter a qualidade, variedade de ações e intervenções feitas pelo Serviço Social. No ano de 2018, haverá mudanças na composição da equipe, uma vez que os então Extensionistas se graduaram e, uma nova equipe de estudantes ingressará no PREVI. É premente destacar a contratação de duas novas profissionais na equipe, que tem como formação em Serviço Social e assumirão novos projetos a serem concretizados no PREVI Mossoró. De acordo com o Código de Ética Profissional, Art. 4º Constituem competências do Assistente Social: II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.

As Assistentes Sociais do Instituto vinculam-se a dois setores distintos, embora atuem de modo articulado, planejando em conjunto as atividades e definindo coletivamente os eventos e projetos em matérias de Serviço Social: Setor da Perícia Médica e Projeto Viver Melhor PREVI Mossoró .

O Setor da Perícia Médica é responsável pelo acolhimento dos servidores; triagens; acompanhamentos e visitas domiciliares ou quando o servidor não pode ir até o instituto, por motivo de alguma fragilidade ou para investigar se a situação que a pessoa externar e alega a necessidade, é realmente a realidade. Neste setor, a Assistente Social elabora relatórios de concessão ou suspensão do benefício; encaminha providências, presta orientação social a indivíduos (servidores ativos e inativos e familiares), grupos e à população; realiza vistorias, perícias técnicas, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social, emitindo consecutivamente relatórios, seja concessão para auxílios, readaptação funcional, questão de aposentadoria por invalidez, questão de pensão por morte (Fazer investigação se a pessoa que solicita esse benefício porta o direito de tal, realizar visitas aos órgãos públicos no qual os servidores ativos exercem suas atividades laborativas, principalmente nos casos de readaptação de função e aposentadoria por invalidez). O Parecer Social é um dos principais instrumentos para a concessão ou não do benefício. Para chegar até o que se chama de Parecer Social é necessário fazer visitas domiciliares e o Relatório Social, conforme previsto em normativas técnicas/Lei nº 8662/1993. No âmbito do Serviço Social da Junta Médica, é válido citar a contribuição profissional para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os/as usuários/as, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados, bem como, empenhando-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as (servidores).

Atualmente, todas as informações relacionadas às perícias médicas são alimentadas no SIPREV, que é uma ferramenta de gestão das informações referentes a servidores públicos (civis e militares), ativos, inativos, pensionistas e demais dependentes, da União, Estados, Distrito Federal e Municípios que possuam Regime Próprio de Previdência Social – RPPS.

As demandas existentes exigem um profissional que tenha competência para propor, negociar com a instituição os seus projetos, intervir nas diversas tendências e possibilidades. Requer ir além das rotinas institucionais na busca de aprendizado, diversificando as temáticas com as quais trabalha e as atribuições e atividades que desenvolve. Assim, em junho de 93, foi sancionada a Lei Nº 8662, de regulamentação da profissão, definindo competências e atribuições privativas do assistente social que representam tanto “uma defesa da profissão na sociedade” como “um guia para a formação acadêmico profissional” (IAMAMOTO, 2002, p. 22).

No Projeto Viver Melhor PREVI Mossoró, a Assistente Social participa de todas as etapas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações, eventos, estabelecimento de parcerias, visitas domiciliares, entre outras demandas que sejam atribuições ou competências do Serviço Social. O referido Projeto tem reuniões de avaliação e planejamento, com a equipe técnica, bem como encontros uma vez por mês, com o público alvo de segurados já aposentados e pensionistas.

Para além destes espaços, em virtude de contar com o apoio técnico de estudantes, estagiárias e equipe do PREVI, foi possível implementar novos planos, projetos e ações voltadas não apenas para servidores em atividade, aposentados e pensionistas, mas também para os próprios servidores do Instituto.

O Projeto Qualificar para Inovar, iniciado em 2016, ganhou amplitude e abarca, agora, um Plano de Educação Permanente para o Trabalho, envolvendo todos os setores do Instituto.

O Código de Ética (1993), no seu Princípio X, traz o “Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional” faz do serviço social fundamental para elaboração, implementação e monitoramento das excussões de projetos sociais. Melhorar a redação.

Entre os Projetos Inovadores a serem concretizados em 2018 e que, foram propostos pelo Serviço Social, estão:PREVI Educa (Projeto de Educação Previdenciária) e Viver Melhor para Ativos (Etapa do Projeto Viver Melhor voltada para servidores ativos, na iminência da aposentadoria). Além destes projetos, serão realizadas ações de qualificação profissional e educação em saúde e no tocante aos direitos.

Lei Nº 8662/1993, Art. 4º Constituem competências do Assistente Social, Inciso III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

Em todos os setores o Serviço Social desempenha estas competências e contribui para o esclarecimento e mediação para a garantia de direitos.

Sala de Espera Educativa:

Público alvo: Usuários da Perícia Médica;

Objetivo: Transformar um espaço de ociosidade e espera, em um momento de aprendizagem e esclarecimentos sobre diversos temas voltados aos direitos sociais, campanhas e serviços ofertados pela rede.

Pretende-se realizar 01 Sala de Espera por mês, com duração de 30min, no próprio corredor, contando com profissionais convidados de outras instituições, bem como profissionais e/ou estagiários do PREVI.

Data

Temática

Responsável

1

Março

29/03

Tema: Direitos, Desafios e Conquistas das Mulheres

Facilitadora: Marêssa Líbna (Centro de Referência da Mulher)

Ações:

- Palestra; - Café Feminino;

- Distribuição de Flores; - Recital de Poesia;

Equipe de Serviço Social;

2

Abril

26/04

Tema: Saúde Mental (Melhorar redação do tema)

Facilitador: Valceli Nogueira (Assistente Social)

Ações: - Bate Papo;

Equipe de Serviço Social;

3

Junho

28/06

Tema: Hipertensão e Diabetes

Facilitador: Gerlânia Pinheiro (Nutricionista)

Ações: - Bate Papo;

Equipe de Serviço Social;

4

Julho

26/07

Tema: Funcionamento do Centro de Atendimento Psicossocial (AD)

Facilitador: Diana Paula (Assistente Social)

Ações: - Bate Papo;

Equipe de Serviço Social;

5

Agosto

30/08

Tema: Auto-medicação

Facilitador: Saul Mota (Farmacêutico-Bioquímico)

Ações: - Bate Papo;

Equipe de Serviço Social;

6

Setembro

27/09

Tema: Nutrição Saudável e Reaproveitamento Alimentar

Facilitador: Ivana Moraes

Ações: - Bate papo e distribuição de sal de ervas;

Equipe de Serviço Social;

7

Outubro

25/10

Tema: Palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama

Facilitador: Extensionistas do Viver Melhor

Ações: - Palestra;

Equipe de Serviço Social;

8

Novembro

29/11

Tema: Palestra sobre Saúde do Homem

Facilitador: Extensionistas do Viver Melhor

Ações: - Café com Viola;

Equipe de Serviço Social;

Campanhas Educativas para a Equipe do PREVI:

Público alvo: Servidores do PREVI (representantes de cada setor);

Objetivo: Promover um espaço de esclarecimentos acerca de temáticas relevantes sobre a saúde e qualidade de vida, promovendo a integração e conhecimento sobre direitos e serviços existentes no município.

Pretende-se realizar as Campanhas Educativas no Instituto em períodos específicos, em consonância com o calendário anual de datas comemorativas e campanhas nacionais. O momento poderá ser realizado no Auditório do PREVI, nos meses especificados abaixo, com duração de 1h30min, contando com profissionais convidados de outras instituições, bem como, profissionais e/ou estagiários do próprio Instituto.

Mês

Temática

Responsável

1

Fevereiro

09/02

Tema: Prevenção às DSTs/HIV/AIDS

Distribuição de Kits de prevenção;

Equipe de Serviço Social e do Viver Melhor;

2

Março

09/03

Dia Internacional da Mulher – Direitos Conquistados

- Café coletivo;

Equipe de Serviço Social;

3

Outubro

19/10

Saúde da Mulher

- Bate papo com Enfermeira (à definir);

Equipe de Serviço Social;

4

Novembro

09/11

Campanha Novembro Azul

- Bate papo com Urologista (à definir);

Equipe de Serviço Social;

Qualificar Profissional

Público alvo: Assistentes Sociais do Instituto e Convidadas da Rede.

Objetivo: Realizar espaços de formação profissional para as Assistentes Sociais do PREVI, possibilitando troca e atualização de conhecimentos, articulação com outras áreas e políticas, fortalecendo a prática profissional do Serviço Social na Instituição.

Objetivos Específicos:

· Promover espaços de encontros, reflexão, qualificação, interação e socialização, capazes de impactar positivamente no trabalho do Serviço Social do PREVI;

· Implementar atividades inovadoras e projetos que contribuíam com a melhoria e eficiência no Instituto;

Data

Temática

Responsável

1

Maio

Semana do/a Assistente Social

Facilitador: Fernanda Kallyne; Juliana Dantas; Louise Melo de Morais Vale;

Ações: Palestra Principal; Mesa Redonda;

Equipe de Serviço Social;

2

Julho

II Encontro de Serviço Social do PREVI Mossoró: Articulando a Rede, os Saberes e as Estratégias

Facilitador: Suiann Rosângela; Irenice de Fátima.

Ações: Roda de Conversas.

Equipe de Serviço Social;

3

Setembro

III Seminário Sobre Processo de Envelhecimento

Facilitador: Estudantes Extensionistas e Profissionais Parceiros da UnP;

Ações: 02 manhãs com apresentações.

Equipe de Serviço Social;

Dorisângela Lima Laura Pollyanna

Assistente Social – CRESS 2355/14º Região Assistente Social – CRESS 2408

Wesla Hono rato Márcia Celiany Rodrigues Medeiros

Assistente Previdenciária Assistente Previdenciária

Assistente Social Assistente Social

Divânia Carla da Cunha Lago

Assistente Administrativo

Assistente Social

Em 06/02/2018