Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró

VIVER MELHOR: APOSENTADORIA

Projeto Viver Melhor

CAMINHADAS:

Dançar é Viver Melhor

CANTO E CORAL:

HIDROGINÁSTICA:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coral Viver Melhor

No dia 19 de dezembro começou o recesso das aulas de Canto e Coral no ano de 2017, na qual teve inicio em setembro deste ano e já rende bons e valorosos frutos. Estas aulas ocorrem em parceria com a Escola de Artes e a ação ficou denominada de “Coral Viver Melhor”.

Com um público de aproximadamente 20 aposentadas e pensionistas, e sob a orientação da professora Dayanne Nunes, aulas são realizadas as terças e quintas, das 16h as 17h, na Escola de Artes, e já estão sendo realizadas algumas apresentações, marcadas pelo encantamento do público que as assistem e pelo brilho no olhar de cada uma que participa desse momento.

Dentro do Plano de Ação do Projeto Viver Melhor já se tinha como um de seus objetivos específicos “Criar espaços de fortalecimentos de relacionamentos interpessoais, de entretenimento, de cultura e de descontração”, efetivando, assim, a ligação direta do Viver Melhor com a cultura mossoroense.

A aposentada Maria Gorette Oliveira, 58 anos, diz que “O Coral, para mim, veio estimular o desejo de participar e de ser mais e mais atuante, mostrando que mesmo na terceira idade podemos ser util. Se aposentar não é sinônimo de se isolar. Estou muito feliz por fazer parte dessa família.”

Maria da Saúde Soares Lima, 60 anos, aposentada, também frequenta as aulas de Canto e Coral e externa o seu contentamento quando fala “Sou feliz por fazer parte do Projeto Viver Melhor, como, também, participar do Coral, que é visto, por mim, como uma das possibilidade de ser feliz. No Coral não é só retratada a música em sim, exercícios de aquecimento, relaxamento e muitas risadas, são só alguns exemplos do que acontece no nosso cotidiano, porém, tudo isso acontece com muita seriedade e compromisso. O PREVI é uma coisa maravilhosa em nossa vida, e o Coral tem contribuído demais com a nossa auto estima. Não nos vemos mais sem esse Projeto, que é algo de grande relevância em nossa vida.”

Esse sentimento se aflora não apenas nas participantes, Dayanne Nunes, professora das aulas, expressa todo o seu sentimento sobre fazer parte dessa ação “O Projeto Viver Melhor, como a gente sabe, é um projeto multidisciplinar, onde são somadas várias modalidades oferecidas aos idosos, a fim de melhorar a qualidade de vida deles. A minha fatia nesse trabalho vem sendo o Coral Viver Melhor, onde, eu acredito que tem beneficiado os idosos através da terapia musical, aumentando o humor, a autoestima, melhorando a expressão corporal. A musicoterapia também ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como pressão alta. E eu acredito que é de suma importância para Mossoró que consigamos revolucionar o quadro dos aposentados, onde as pessoas geralmente remetem aposentadoria ao momento em que as pessoas ficaram no ócio, ficaram adoecidas e, assim, o PREVI entra numa questão que revoluciona verdadeiramente a situação dos idosos após a aposentadoria, trazendo qualidade de vida, tranquilidade e saúde. Os avanços que tenho percebido desde que iniciamos os trabalhos são de desenvoltura do grupo, a questão da desinibição, as meninas estão mais dispostas, mais alegres, mais confiantes, elas passam mais credibilidade ao cantar, ao interpretar as canções, ao mesmo tempo elas estão exercitando o canto, o corpo, a mente e a memória. Eu acredito que são inúmeros os benefícios, que vieram a somar cada um dos componentes do nosso Coral Viver Melhor. Eu sou muito grata por participar desse Projeto.”

As aulas de Canto e Coral voltam em fevereiro de 2018 e serão abertas novas vagas. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato pelo telefone 3315-3315.