Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró

VIVER MELHOR: APOSENTADORIA

Projeto Viver Melhor

CAMINHADAS:

Dançar é Viver Melhor

CANTO E CORAL:

HIDROGINÁSTICA:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Apresentação de Propostas de Novos Projetos a Serem Realizados pelo PREVI Mossoró


No dia 11/01/2018, das 11h às 12h, no Auditório do PREVI Mossoró, ocorreu uma reunião com os gestores, Elviro Rebouças – Presidente do PREVI, João Batista - Diretor Financeiro e a Diretora Previdenciária, Maria Lúcia e, funcionários de diferentes setores do Instituto (Atendimento, Junta Médica, Jurídico, Benefícios, Projeto Viver Melhor e Financeiro), onde foram apresentadas duas propostas de projetos inovadores a serem concretizados pela instituição: PREVI Educa e Viver Melhor para Ativos.

Primeiramente foi explanando, por Dorisângela Lima, Assistente Social do Instituto, a proposta do PREVI Educa, Projeto de Educação Previdenciária que tem como Objetivo Geral Disseminar, informar e esclarecer aos servidores municipais ativos sobre os direitos e deveres em relação ao PREVI A proposta será vinculada ao Setor de Benefícios e ao Setor Jurídico, embora englobe funcionários de outros setores (Atendimento, Financeiro, Junta Médica).

As estratégias de ação vislumbram contemplar todas as Secretárias e Órgãos Municipais, com visitas e estantes de orientação e esclarecimentos, palestras, rodas de conversa, material educativo, a fim de provocar reflexões sobre o futuro, por meio de conhecimentos para o cotidiano do servidor e bem estar social no período pós-carreira.

Ao término da apresentação, o Presidente do PREVI sinalizou a aceitação da proposta, assim como o Diretor Financeiro e a Diretora Previdenciária. O Projeto será dialogado com uma equipe menor, a qual se articulará para por em prática a proposta, após os devidos procedimentos legais e institucionais. É válido ressaltar as várias contribuições dos funcionários presentes com novas e relevantes ideias a serem acrescentadas ao Projeto.

Em seguida, foi iniciada a apresentação do Projeto Viver Melhor para Ativos, realizada por Márcia Celianny Rodrigues Medeiros (Assistente Social Voluntária do Viver Melhor) e Dorisângela Lima, as quais contextualizaram a proposta e a importância de implementá-la considerando as estatísticas atuais do Instituto, vivência no Projeto e pesquisas acerca de temáticas voltadas ao período pós-carreira.

Segundo dados do SIPREV, o município possui até o mês de janeiro de 2018, 4276 servidores efetivos, destes, 568 são aposentados e 38 pensionistas. No tocante aos servidores na iminência da aposentadoria (12 meses para se aposentar), há um universo de 123 até dezembro deste ano. Este é o público a ser trabalhado no Viver Melhor para Ativos.

A metodologia a ser utilizada nesta etapa do Projeto é por meio de Oficinas de Preparação para a Aposentadoria. A ideia é realizar Oficinas mensais, com duração de 8h cada trabalhando temas que concedam esclarecimentos e condições reais para os servidores ativos visualizarem o processo de aposentadoria com possibilidades de novos projetos de vida.

Ao concluir a apresentação, os presentes demonstraram entusiasmo diante da proposta e os gestores incentivaram a execução da mesma. Após este momento, haverá uma reunião com o Presidente do PREVI e os Diretores para que sejam feitas as adequações necessárias, bem como, definidos os trâmites legais e burocráticos para a implementação dos Projetos PREVI Educa e Viver Melhor para Ativos.