Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró

VIVER MELHOR: APOSENTADORIA

Projeto Viver Melhor

CAMINHADAS:

Dançar é Viver Melhor

CANTO E CORAL:

HIDROGINÁSTICA:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dançar é Viver Melhor

No dia 05 de fevereiro iniciou-se uma nova modalidade de ações para os aposentados e pensionistas do PREVI Mossoró. Agora eles terão Aulas de Dança, que ocorrerão nas segundas e quartas, das 6h às 7h, no SESI.

Após diversos pedidos para a concretização das aulas de dança, a turma já iniciou com 15 participantes e as expectativas são de crescer cada dia mais. Cirlia, aposentada, disse que “Para atender a uma solicitação da turma de aposentadas, a parceria foi iniciada, nos concedendo professores e material necessário para a realização das atividades. Eu só tenho a agradecer essa oportunidade. Uma equipe que nos motiva, nos acolhe e eleva a cada dia nossa autoestima. Músicas alegres, positivas, e uma energia que fascina. É incrível saber que a essa altura de nossas vidas estamos realizando algo que nem na mais terna juventude nos sentimentos capazes. O sentimento é de gratidão e a sensação é de que estamos vivendo! E vivendo melhor, com qualidade de vida. O que gera saúde, bem estar e longevidade. Isso não tem preço!”.

Laura, professora da dança, disse que “Existem várias frases sobre a dança. Entre elas pode-se citar: ‘Quem dança é mais feliz’; ‘Quem dança, os males espanta’; Mas existe uma que é a minha favorita: ‘Se eu pudesse explicar o que as coisas significam, não teria a necessidade de dança-las’. De acordo com o artigo ‘Os benefícios da dança para o corpo e para a mente’ (UNIFAE), a dança traz para quem a prática, benefícios físicos, mentais e sociais. Além de ser uma atividade comprovadamente terapêutica, podendo ser realizada por pessoas de diversas idades. Pensando nisso, o PREVI desenvolve isso junto com o SESI, abrindo uma turma de dança para a melhor idade. Como professora, posso afirmar que esses benefícios são visíveis aos olhos, onde ao mesmo tempo em que exercitamos, nos divertimos, interagindo umas com as outras, expressando através de sorrisos a alegria de se superarem na medida em que conseguem realizar cada tarefa, trabalhando consequentemente a memória e a habilidade de cada uma neste momento. É uma honra poder fazer parte dessa família. Dançar é Viver Melhor.”

A parceria do PREVI Mossoró com o SESI se estendem para além da dança e formam laços. As aulas de hidroginástica oferecida às aposentadas também ocorre lá, no entanto, por estarem passando por uma adaptação e reforma a turma também está fazendo aulas de dança, nas terças e quintas, com um público de 25 pessoas. Assim, evita-se o período de ócio enquanto as aulas de hidroginástica não voltam, o que deixa a todos encantados.

Maria Aparecida, participante ativa da hidroginástica e, agora, das aulas de dança, expressou o seu contentamento quando disse “Quando o PREVI nos comunicou a decisão de substituir a Hidro enquanto há reforma na piscina, pensei ‘será que essa substituição será viável para todas?’, mas não é que a decisão foi quase unânime em aceitar. A turma de Hidro é consolidada de decisões e afetos. Sempre conversamos e já sentimos que foi uma maravilhosa decisão, a equipe preocupada em não nos deixar em uma atividade física, além de ser uma atividade muito prazerosa. Tudo que nos leva a uma gama de sentimentos. Exercícios, música, coreográfica, tudo regado a muita alegria. Motivação é o que não deve faltar a uma bela velhice, estaremos sempre dispostas a contribuir com o nosso bem estar e levar todo esse sentimento para as nossas famílias. Na dança, como em qualquer atividade, precisa-se de persistência e determinação. Então, para nós, o melhor é Viver Melhor.”

Quem tiver interesse de participar de qualquer uma das modalidades poderá comparecer ao PREVI com um atestado do cardiologista, constatando a possibilidade de fazer exercícios e trazer também uma foto 3x4. Para mais informações, ligue no 3315-3315.